CONOTEA 2019

3ª edição do Congresso Online sobre o TEA

(Transtorno do Espectro do Autismo)

O que é o CONOTEA?

CONOTEA 2019 | É um Congresso online que aborda temas ligados ao TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) com o intuito de levar conhecimento através de fontes confiáveis para todos os interessados no tema.

Este ano o CONOTEA conta com palestras de profissionais especialistas como Médico, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Fisioterapeuta, Neurocientista, Pedagogo, Psicopedagogo, Professor, Arte Terapeuta, Educador Físico, Familiares e Autista.

ACESSO VIP!

ACESSO INTEGRAL

 Assista às palestras quando quiser;
 Acesso durante 01 (um) ano;
 Reveja as palestras preferidas;
 Certificado de 40 horas;
 Apenas R$247,00 (duzentos e quarenta e sete reais).

Palestrantes

Dia 01

Dra. Fabiele Russo

Tema: O Uso de células-tronco no Tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo: Podemos confiar?

Neurocientista na área do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Mestre e Doutora em ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado no exterior pela Universidade da Califórnia, San Diego – UCSD. Atualmente é pós-doutoranda pela USP. Possui ampla experiência em cultivo celular, biologia molecular e modelagem de doenças do Sistema Nervoso a partir da produção de células nervosas (Neurônios) e células da glia (Astrócitos) in vitro. cofundadora da NeuroConecta.

Anita Brito

Tema: Autismo sindrômico e não sindrômico e a controversa saída do espectro.

Doutoranda pela USP na área do TEA. Mestre em Dialogismo e Literatura. Professora desde 1990. Ministra palestras em cursos, congressos, escolas e instituições sobre TEA em várias áreas. Escritora do livro “Meu filho ERA autista – a história real de um garoto que nasceu autista e que aprendeu a viver em dois mundos” o qual foi premiado com o IX Prêmio Orgulho Autista, do livro “TEA e Inclusão Escolar: Um sonho mais que possível” e do livro paradidático “Um livro diferente”. Anita foi coautora e revisora do livro “Tudo o que eu posso ser”, de Nicolas Brito Sales.

Lucila Rey Rocha Schliemann

Tema: A importância da participação do pai na intervenção precoce do autismo

Fonoaudióloga clínica com trabalho em aquisição e desenvolvimento de linguagem. Especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela PUC Campinas. Mestre em Fonética pela Unicamp. Doutoranda em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Certificação Internacional em Integração Sensorial pela South West Califórnia University.

Marie Dorión

Tema: Comportamento emocional e Autismo

Marie Dorion é relações-públicas, palestrante, tradutora, e mãe de dois adolescentes com autismo. Tem cursos nos EUA na área comportamental sensorial e de desenvolvimento relacional; faz interpretação e coapresentação do programa AT EASE Learning Model, coordena o grupo de apoio a pais aMais SP e é autora do blog Uma Voz para o Autismo (UmaVozParaOAutismo.blogspot.com).

Dr. Diogo V. Lovato

Tema: Bases genéticas do autismo

Biomédico formado pela Escola Paulista de Medicina, com doutorado em Biologia Molecular pela UNIFESP, Dr. Diogo tem pós-doutorado pelo Laboratório Nacional de Biociências (CNPEM) em colaboração com o Structural Genomics Consortium da Universidade de Oxford (Inglaterra). Com longa experiência em estudos funcionais e estruturais de genes e proteínas, Dr. Diogo foi pesquisador associado do Structural Genomics Consortium da Universidade de Toronto (Canadá) e atualmente é Clinical Genomics Variant Scientist da Tismoo, onde desenvolve trabalhos em genômica, genética clínica e modelos genéticos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Dia 02

Dr. Tiago Zanatta Calza

Tema: Diferentes funções dos comportamentos em crianças com autismo e como manejá-los

Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia. Tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica e Psicologia do Desenvolvimento. Sua atuação clínica é voltada para crianças e adolescentes com transtornos de desenvolvimento, objetivando desenvolver habilidades através da Análise do Comportamento.

Reinaldo de Almeida Júnior

Tema: Qual é a importância da atividade física para crianças com TEA?

Pedagogo e Educador Físico. Pós-graduado em Inclusão Educativa e atenção a Diversidade. Pós-graduado em Psicomotricidade Infantil e potencial de desenvolvimento. Pós-graduado em aprendizagem motora. Pós-graduado em Neuromotricidade Infantil com Menção em Natação Terapêutica. Professor de Natação Terapêutica. Membro da ONG Grupo Fazer o Bem. Professor de Educação Física na APAE de Mogi das Cruzes. Professor de Estimulação Motora. Membro Organizador do Congresso Internacional de Educação Especial. Edições de 2015, 2017 e 2019. Membro da Associação Mundial de Educação Especial sede Brasil.

Mara Flores

Tema: Inclusão Escolar: Adaptações escolares e atividades

Especialista em Psicopedagogia. Graduada Pedagogia e em Comunicação. Especialista em VB-Mapp/Ensino da Fala, PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras) e Deficiência Visual.

Dr. Lucelmo Lacerda de Brito

Tema: Mediação escolar na inclusão para a pessoa com autismo

Prof. Lucelmo Lacerda, Doutor em Educação pela PUC-SP, Pós-Doutorando em Educação Especial pela UFSCar, autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução” e pesquisador em autismo e inclusão.

Lucineyde Picelli Pizzini

Tema: Psicomotricidade Relacional e Autismo

Pedagoga, Psicopedagoga e Psicomotricista Relacional. Mestre em Psicologia (PUCRS). Atua em SEaRa (Campinas) e Práxis (Valinhos).

Dia 03

Fernanda Ubaldo Milani Urbano

Tema: Educação para TODOS!! A Inclusão de crianças com TEA na sala de aula

Pedagoga e Educadora Física. Pós-graduada em Educação Física e em Educação Inclusiva e Atenção a Diversidade. Especialista em Alfabetização e Letramento. Membro da ONG Grupo Fazer o Bem.

André Schliemann

Tema: Aprendizagem Motora e Autismo: Dicas de Instrução

Educador Físico. Mestre em Ciências. Especialista em Aprendizagem Motora pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Atua na área da Educação Física Infantil através da elaboração de programas voltados para a aquisição e o desenvolvimento de habilidades motoras. Desenvolve atividades científicas na área do comportamento motor, com ênfase nos processos de aprendizagem motora de crianças diagnosticadas com transtornos do espectro do autismo (TEA).

Andréa Ruiz Aguilar

Tema: Seletividade Alimentar no TEA

Nutricionista Especialista em Saúde mental da infância e adolescência pela UNIFESP. Especialista em seletividade alimentar em TEA e transtornos alimentares.

Dra. Adriana Zink

Tema: Uso de materiais estruturados no tratamento odontológico de pessoas com TEA

Dentista com Mestrado em Ciências da Saúde e Doutorado em Odontologia. Especialização em Odontologia para pacientes com necessidades especiais. Especialização em educação na perspectiva do ensino estruturado para o autismo. Coordenadora estadual do Movimento Orgulho Autista Brasil Moab-SP. Presidente da Câmara técnica de pacientes com necessidades especiais do Crosp. Responsável pelo Blog Autismo e Odontologia – Autismo e Odontologia, o primeiro sobre o tema.

Maria Emília Briant

Tema: As disfunções de integração sensorial na criança com autismo

Terapeuta Ocupacional pela FMUSP. Mestre em ciências pela FMUSP Especialista em intervenção precoce pela PUCSP. Especialista em Integração sensorial pela universidade do sul da Califórnia. Formação no modelo Denver pelo Mind Institut.

infância e adolescência pela UNIFESP. Especialista em seletividade alimentar em TEA e transtornos alimentares.

Dia 04

Dr. Ricardo de Moraes Ribeiro

Tema: Terapias Alternativas no Autismo: Evidências Atuais e Alertas

Médico neuropediatra. Membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil. Membro da Liga Brasileira de Epilepsia. Member of the International Child Neurology Association.

Carline Nogueira de Carvalho

Tema: A importância da estimulação motora para o desenvolvimento cognitivo da criança com TEA

Fisioterapeuta Infantil -Terapeuta DIR/Floortime pelo ICDL/USA) -Terapeuta Floortime Player pelo CDI/Recife -Educadora Certificada em Disciplina Positiva (PDA/USA) -Terapeuta Padovan (Formação no método Padovan de reorganização Neurofuncional) -Curso de Integracao Sensorial – Pós graduada em Educação especial com ênfase em Autismo -Coordenadora do MOAB (Movimento Orgulho Autista do Brasil) em Montes Claros -Idealizadora do Projeto Autism Camp- Colônia de Ferias terapêutica para crianças com Autismo e atrasos do desenvolvimento. (Baseada no modelo DIR/floortime).

Fernanda Ferreira

Tema: Moradia Assistida e o Autismo Adulto

Socióloga (UFRGS), especialista em Saúde Pública (FSP/USP), presidente da ONG Residencial Terapêutico Viver, e, principalmente, irmã do Mateus, autista severo não verbal de 24 anos. Pelo irmão, criou o blog “Eu Sou a Irmã do Mateus”, onde relata suas experiências como irmã azul, com o intuito de ajudar irmãos, pais, mães e profissionais envolvidos com o autismo. Pesquisadora, militante e apaixonada pela causa do autismo.

Gabriela Parpinelli

Tema: Neurônio espelho

Psicóloga Analítico-Comportamental. Supervisora ABA – Clínica Desenvolver/Recife. Especialista em Análise do Comportamento – Paradigma/SP. Especialista em Neurociências aplicadas a Aprendizagem – IPUB/UFRJ. Docente da Pós-Graduação de Neurociências Aplicadas – IPUB/UFRJ. Docente da Pós-Graduação de TCC: Práticas Clínicas Baseadas em Evidências – UniRedentor.

Oliveiros Barone Castro

Tema: Cães de assistência e cães de terapia (IACs – Intervenções Assistidas por Cães) e os benefícios para pessoas diagnosticadas no TEA

Psicólogo Clínico. Mestre pela PUC-SP com pesquisa sobre a importância da Percepção Auditiva em usuários de cães guia. Pós Graduação em Psicologia do Esporte. Pós Graduação em Comportamento Humano e Animal com pesquisa sobre certificação de treinadores e cães de assistência Extensão Universitária em IAAs – Intervenção Assistida por Animais Especializado em Violência Doméstica USP-SP. Pesquisador sobre os benefícios do Cão de Assistência no TEA. Presidente da Cães de Assistência – Núcleo Brasileiro de Formação e Treinamento. Especializado em Treinamento de Cães de Assistência. Instrutor, Treinador e Avaliador Técnico do Instituto MO4P – Meus Olhos Tem Quatro Patas que treina cães guia.

Dia 05

Suelen Priscila

Tema: Conhecendo o protocolo de avaliação VB-MAPP

Psicóloga Infantil. Mestre em Educação Especial. Pós graduada em Análise do Comportamento Aplicada a Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e com Atraso do Desenvolvimento. Supervisora de atendimento clínico infantil e de crianças com deficiência.

André Soares Trindade

Tema: Estratégias Inclusivas para aulas de Natação para crianças com TEA

Educador Físico. Mestre em Ciências da Saúde. Especialista em Psicomotricidade Infantil. Pós graduação Internacional em Psicomotricidade Infantil e Natação Terapêutica. Pós graduação internacional em Educação Inclusiva e Atenção à Diversidade. Especialista em Atividade Física e Saúde. Coordenador do projeto de natação para crianças, jovens e adultos com deficiência (Academia Oásis Esportes). Presidente da ONG Grupo FAZER O BEM. Presidente Sede Brasil da Associação Mundial de Educação Especial – AMEE.

Carlos Henrique Habe

Tema: A arteterapia como ferramenta no apoio a mães e pais de filhos com TEA

Arteterapeuta especializado nas questões derivadas das interações sociais no contexto familiar. É mestre em Teoria, Crítica e História da Arte pela FASM, pós-graduado em psicopedagogia pela UniFIEO, especialista em Avaliação de Aprendizagem na Perspectiva Sócio-Construtivista pela PUC-Cogeae e graduado em artes plásticas pela FAAP. Realizou estudos no Instituto Sedes Sapientiae, no EPsiBA (Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires) e no Instituto Gestalt de São Paulo. Trabalha com o projeto Eu Arte e Família: olhar para o outro sem deixar de olhar para si no qual utiliza das Terapias Expressivas para estimular a expressividade e o autoconhecimento com indivíduos a partir da análise das suas interações sociais no contexto familiar.

Nicolas Brito Sales

Tema: Experiências de um autista na escola regular

Nicolas é autista e percorre vários lugares do Brasil juntamente com seus pais para ministrar palestras sobre como é ter autismo e estar inserido na sociedade. Coautor do livro “TEA e inclusão escolar – um sonho mais que possível” e autor dos livro intitulado “Tudo o que eu posso ser”, no qual conta suas experiências, o que pensa, o que imagina, seus sonhos e como vive em sociedade e do livro ‘Ivana e a cura para o preconceito’.

ACESSO VIP!

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Perguntas e Respostas

Ao garantir seu acesso VIP, você receberá um login e senha para acessar a área VIP, nos dias estabelcidos, as palestras estarão disponíveis. Basta você entrar neste link através do seu celular, tablet ou computador para assistir a palestra. Lembrando que você tem acesso pelo período de 01 (um) ano para assistir quando e quantas vezes quiser cada uma das palestras.

Não. O CONOTEA é inteiramente ONLINE e você pode assistir do conforto da sua casa ou trabalho. Por isso, não terá nenhum custo de viagem ou deslocamento como nos congressos presenciais.

Sim, todas as palestras serão disponibilizadas nos dias divulgados na programação do evento. A partir da data estabelecida, o conteúdo fica disponível pelo período de 01 (um) ano para assistir quando e quantas vezes quiser cada uma das palestras.

Teremos palestras durante todos os dias do Congresso. Consulte a programação para saber o dia que as palestras que você quer assistir serão disponibilizadas.

Sim, as palestras possuem compatibilidade com Smartphones e Tablets.

Sim. Caso você queira assistir em outros dias e horários, pode fazer isso através do link do Acesso VIP.

Sim, a partir do momento que você se torna um assinante da área de Acesso VIP do CONOTEA você pode rever todas as palestras do congresso quando, onde e quantas vezes quiser pelo período de 01 (um) ano.

Sim, todos que ingressarem no Acesso VIP recebe o certificado de 40 horas quando concluir (assistir às palestras) o congresso.

Você poderá pagar parcelado no cartão de crédito, ou se preferir, poderá realizar o pagamento em boleto bancário à vista.

Sim, porém teremos lotes com diferentes valores. Em primeiro momento teremos um Valor Promocional que será ofertado por tempo indeterminado. Portanto, aproveite para garantir a sua vaga ao portal de assinantes o quanto antes.

O certificado é de 40 horas, receberá o certificado digital todos que aderirem ao Acesso VIP do CONOTEA. O certificado digital não será comercializado separadamente.

Não, a opção de parcelamento somente está disponível no cartão de crédito. O sistema não permite o parcelamento em boleto bancário, assim como os outros grandes sistemas de pagamento na internet.

Você terá acesso ao portal de assinantes do CONOTEA assim que efetivar o pagamento (em 5 minutos com cartão ou até 72 horas úteis após o pagamento do boleto). Você receberá por e-mail o login e a senha para ter acesso e usufruir dos benefícios exclusivos. No entanto, os vídeos e conteúdos do Congresso serão disponibilizados no portal, a partir do dia estipulado para cada uma das palestras. Lembrando que você tem 01 (um) ano para assistir quando e quantas vezes quiser cada uma das palestras.

O 1º lote estará disponível a partir do dia 01 de julho de 2019 e com vagas limitadas. Enviaremos mais informações por e-mail e através dos outros meios de comunicação do evento se houverem mais detalhes disponíveis ou caso haja alguma mudança.

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