CONOTEA 2020

4ª edição do Congresso Online sobre o TEA

(Transtorno do Espectro do Autismo)

O que é o CONOTEA?

CONOTEA 2020 | É um Congresso online que aborda temas ligados ao TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) com o intuito de levar conhecimento através de fontes confiáveis para todos os interessados no tema.

Este ano o CONOTEA conta com palestras de profissionais especialistas como Médico, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Fisioterapeuta, Neurocientista, Pedagogo, Psicopedagogo, Professor, Arte Terapeuta, Educador Físico, Familiares e Autista.

ACESSO VIP!

ACESSO INTEGRAL

 Assista às palestras quando quiser;
 Acesso durante 01 (um) ano;
 Reveja as palestras preferidas;
 Certificado de 40 horas;
De 497,00 por Apenas R$99,40 (noventa e nove reais e quarenta centavos).

Dia 01

Dra. Fabiele Russo

Tema: Transtorno do Espectro do Autismo: Intervenções baseadas em evidências

Neurocientista na área do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Mestre e Doutora em ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado no exterior pela Universidade da Califórnia, San Diego – UCSD. Pós-doutorado pela USP. Possui ampla experiência em cultivo celular, biologia molecular e modelagem de doenças do Sistema Nervoso a partir da produção de células nervosas (Neurônios) e células da glia (Astrócitos) in vitro. Co-fundadora da NeuroConecta.

Dra. Carolina Quedas

Tema: Autismo e Desenvolvimento motor

Doutora e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, Pós graduada em Psicomotricidade e Educação Física adaptada para populações especiais, graduação em educação física e fisioterapia. Pesquisadora nas áreas de desenvolvimento, intervenção e avaliação motora em crianças com TEA.

Dra. Anita Brito

Tema: Intervenções em crise

Doutora pela USP na área do TEA. Mestre em Dialogismo e Literatura. Professora desde 1990. Ministra palestras em cursos, congressos, escolas e instituições sobre TEA em várias áreas: escolarização, sociabilização, superação, importância do diagnóstico precoce, tipos de intervenção, entre outros temas relacionados ao TEA. Escritora do livro “Meu filho ERA autista – a história real de um garoto que nasceu autista e que aprendeu a viver em dois mundos” (2012), o qual foi premiado com o IX Prêmio Orgulho Autista, do livro “TEA e Inclusão Escolar: Um sonho mais que possível” (2014) e do livro paradidático “Um livro diferente” (2015). Anita foi co-autora e revisora do livro “Tudo o que eu posso ser”, de Nicolas Brito Sales (2017).

Andréa Ruiz Aguilar

Tema: Dificuldades Alimentares no TEA: Princípios do tratamento

Nutricionista Especialista em Saúde mental da infância e adolescência pela UNIFESP. Especialista em seletividade alimentar em TEA e transtornos alimentares.

Dia 02

Dra. Patrícia Beltrão Braga

Tema: Neuroinflamação e autismo

Bióloga, com mestrado em Virologia e doutorado em Biologia Molecular, ambas UNIFESP. Fez dois pós-doutorados no Brasil (USP) e um pós-doutorado sabático em Neurociências na University of California San Diego (UCSD). Atualmente é Professora da Universidade de São Paulo. Sua linha de pesquisa é modelagem de doenças do sistema nervoso, trabalhando principalmente nas áreas de Biologia Celular, Molecular e Neurobiologia. Dentre seus projetos no Laboratório de Células-Tronco e Modelagem de Doenças do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Drª Patrícia é a responsável pelo Projeto A Fada do Dente, iniciativa brasileira que utiliza as células-tronco dos dentes de leite de crianças autistas para estudar os mecanismos envolvidos no Transtorno do Espectro do Autismo. Seu grupo foi o responsável por provar a relação causal do Zika virus com a microcefalia usando organóides cerebrais e modelos animais.

Karoline Ferrassa Damas Miranda

Tema: Atuação da Terapia Ocupacional e abordagem em Integração Sensorial com TEA

Graduada em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário São Camilo, Especialista em Neurologia pela IAPETEL e Aprimoramento em Saúde Mental pelo IAMSPE. Curso de Integração Sensorial pela Ludens. Experiência de 10 anos com TEA em consultório particular.

Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira

Tema: A criança autista e o brincar

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga, membro diretor da Associação Brasileira de Brinquedotecas, membro da International Toy Library Association, experiência em gestão na primeira infância, pesquisadora no grupo de pesquisa Contextos Integrados em Educação Infantil – CIEI da Faculdade de Educação da USP. Atuou como psicóloga clínica há 17 anos. Atuou como consultora educacional e diretora de escola. Autora de vários livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior. Professora na graduação e coordenadora na Pós-Graduação em Psicopedagogia por 14 anos. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Apresentadora do programa TV Infância: o programa que dá voz à criança.

Lilian Wink de Oliveira Benedito

Tema: O desfralde para crianças com TEA: pré-requisitos, etapas e orientações

Especialista em Neurologia pelo IAEPETEL. Graduada em Terapia Ocupacional pelo Centro Universitário São Camilo. Curso em Integração Sensorial. Experiência de 10 anos no atendimento à pessoas com TEA, atualmente em consultório particular, tendo trabalhado na APAE de Carapicuíba e na AMA – Associação de Amigos dos Autistas de São Paulo.

Dia 03

Suelen Priscila

Tema: Estimulando a comunicação através da Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

Psicóloga Infantil. Mestre em Educação Especial. Pós graduada em Análise do Comportamento Aplicada a Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e com Atraso do Desenvolvimento. Supervisora de atendimento clínico infantil e de crianças com deficiência.

Carline Nogueira de Carvalho

Tema: A contribuição da fisioterapia sob o olhar do modelo DiR/Floortime para pessoas com TEA

Fisioterapeuta Infantil – Terapeuta DIR/Floortime pelo ICDL/USA) – Terapeuta Floortime Player pelo CDI/Recife – Educadora Certificada em Disciplina Positiva (PDA/USA) -Terapeuta Padovan (Formação no método Padovan de reorganização Neurofuncional) – Curso de Integração Sensorial – Pós graduada em Educação especial com ênfase em Autismo – Coordenadora do MOAB (Movimento Orgulho Autista do Brasil) em Montes Claros. Idealizadora do Projeto Autism Camp – Colônia de Férias terapêutica para crianças com Autismo e atrasos do desenvolvimento baseada no modelo DIR/Floortime. Idealizadora do projeto Vila dos Contos- Desenvolvimento Infantil.

Melina Lima

Tema: Contribuições da Neuropsicologia Escolar para o TEA

Psicóloga e professora universitária. Especialista em Avaliação Psicológica e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutoranda em Psicologia Clínica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Integrante do Núcleo de Estudos de Casal e Família (NECAF) e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG). Tem experiência em Psicologia Escolar e Clínica com ênfase em Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia.

Bárbara Spinelli & Thaciana Araujo

Tema: Musicoterapia e Intervenção precoce aplicada ao TEA

árbara Spinelli
Musicoterapeuta, Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada, Pós-graduanda em Intervenções Precoce no Autismo, Professora e coordenadora da Pós em ABA da Faculdade Inspirar-Belém, Coordenadora Terapêutica do Programa de Estimulação Global do Espaço ARIMA e Sócia-proprietária da Musicoterapia Belém.
Thaciana Araujo
Psicóloga e Musicoterapeuta, Mestra e Doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo PPGTPC-UFPA, Professora da Pós-graduação em Musicoterapia da Faculdade Censupeg, Pós-graduanda em Intervenções Precoce no Autismo, Coordenadora Terapêutica do Programa de Estimulação Global do Espaço ARIMA, Diretora Clínica do Centro de Desenvolvimento e Comportamento- Multisaberes, e Sócia-proprietária da Musicoterapia Belém.

Dia 04

Gabriela Carvalho Machado

Tema: Atuação fonoaudiológica na equipe multidisciplinar no Transtorno do Espectro Autista

Fonoaudióloga pela Universidade do Estado da Bahia, Mestra e Doutoranda em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia. Pós-graduanda em Intervenção ABA para o Autismo e Deficiência Intelectual. Atuou como professora e coordenadora do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Regional da Bahia. Possui formação em PECS, capacitação e aprimoramento em ABA.

Celia Macagnan

Tema: Psicopedagogia Clinica para Crianças com Autismo

Pedagoga, Pós-Graduada em Educação Especial e Psicopedagogia, Mestre em Educação pela Universidad del Atlantico (Espanha). Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI. Psicomotricista afiliada a Associação Brasileira de Psicomotricidade. Atua profissionalmente como psicopedagoga clinica desde 2002, em sua Clínica Movimento Pedagógico Estimulação & Aprendizagem. Atua também ministrando módulos e aulas como professora convidada em cursos de graduações e pós graduações de diversas universidades do país, cursos de capacitações, rodas de conversas, palestras em congressos, encontros e simpósios.

Débora Lubke

Tema: Direito dos autistas a tratamentos de saúde especializados

Advogada Especialista em Direito Médico e da Saúde Pós graduada em Direito Médico e da Saúde pela Universidade de Coimbra, especialista em Gestão e Direito da Saúde.

Juliane Castanha

Tema: Diferentes metodologias, um só objetivo – A alfabetização do aluno com TEA

Juliane Castanha – Asperger, mãe de autista, Mestre em Educação, Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial e Historiadora. Autora do livro: Autismo e Educação no Brasil.

Dia 05

Carlos Henrique Habe

Tema: Quem precisa ser cuidado? O estresse de mães/cuidadoras e pais/cuidadores

Arteterapeuta e Psicopedagogo especializado nas questões derivadas das interações sociais no contexto familiar. É mestre em Teoria, Crítica e História da Arte pela FASM, pós-graduado em psicopedagogia pela UniFIEO, especialista em Avaliação de Aprendizagem na Perspectiva Sócio-Construtivista pela PUC-Cogeae e graduado em artes plásticas pela FAAP. Realizou estudos no Instituto Sedes Sapientiae, no EPsiBA (Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires) e no Instituto Gestalt de São Paulo. Trabalha com o projeto Eu Arte e Família: olhar para o outro sem deixar de olhar para si no qual utiliza das Terapias Expressivas para estimular a expressividade e o autoconhecimento com indivíduos a partir da análise das suas interações sociais no contexto familiar.

Nathália Oliveira

Tema: Protocolos de Neurofeedback para TEA

Diretora do Instituto Nacional de Neurofeedback, Neuropsicopedagoga Clínica, Terapeuta de neurofeedback, escritora dos livros “Neuropsicopedagogia: recebi meu primeiro paciente, e agora?”, “Caderno Neuróbico: atenção e memória” e “Neurofeedback: Princípios Básicos”.

Alexsander Sales

Tema: O Papel do Pai, Paternidade atípica e o luto após o diagnóstico

Pai, palestrante e estudioso na área do Transtorno do Espectro do Autismo Pós Graduando em Neuropsicopedagogia. Desde de 2012, acompanha sua família ministrando palestras e levando seu depoimento na visão de pai.

Nicolas Brito Sales

Tema: Crises no TEA: a visão de um autista

Nicolas é autista e percorre vários lugares do Brasil juntamente com seus pais para ministrar palestras sobre como é ter autismo e estar inserido na sociedade. Coautor do livro “TEA e inclusão escolar – um sonho mais que possível” e autor dos livro intitulado “Tudo o que eu posso ser”, no qual conta suas experiências, o que pensa, o que imagina, seus sonhos e como vive em sociedade e do livro ‘Ivana e a cura para o preconceito’.

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Perguntas e Respostas

Ao garantir seu acesso VIP, você receberá um login e senha para acessar a área VIP, nos dias estabelcidos, as palestras estarão disponíveis. Basta você entrar neste link através do seu celular, tablet ou computador para assistir a palestra. Lembrando que você tem acesso pelo período de 01 (um) ano para assistir quando e quantas vezes quiser cada uma das palestras.

Não. O CONOTEA é inteiramente ONLINE e você pode assistir do conforto da sua casa ou trabalho. Por isso, não terá nenhum custo de viagem ou deslocamento como nos congressos presenciais.

Sim, todas as palestras serão disponibilizadas nos dias divulgados na programação do evento. A partir da data estabelecida, o conteúdo fica disponível pelo período de 01 (um) ano para assistir quando e quantas vezes quiser cada uma das palestras.

Teremos palestras durante todos os dias do Congresso. Consulte a programação para saber o dia que as palestras que você quer assistir serão disponibilizadas.

Sim, as palestras possuem compatibilidade com Smartphones e Tablets.

Sim. Caso você queira assistir em outros dias e horários, pode fazer isso através do link do Acesso VIP.

Sim, a partir do momento que você se torna um assinante da área de Acesso VIP do CONOTEA você pode rever todas as palestras do congresso quando, onde e quantas vezes quiser pelo período de 01 (um) ano.

Sim, todos que ingressarem no Acesso VIP recebe o certificado de 40 horas quando concluir (assistir às palestras) o congresso.

Você poderá pagar parcelado no cartão de crédito, ou se preferir, poderá realizar o pagamento em boleto bancário à vista.

Sim, porém teremos lotes com diferentes valores. Em primeiro momento teremos um Valor Promocional que será ofertado por tempo indeterminado. Portanto, aproveite para garantir a sua vaga ao portal de assinantes o quanto antes.

O certificado é de 40 horas, receberá o certificado digital todos que aderirem ao Acesso VIP do CONOTEA. O certificado digital não será comercializado separadamente.

Não, a opção de parcelamento somente está disponível no cartão de crédito. O sistema não permite o parcelamento em boleto bancário, assim como os outros grandes sistemas de pagamento na internet.

Você terá acesso ao portal de assinantes do CONOTEA assim que efetivar o pagamento (em 5 minutos com cartão ou até 72 horas úteis após o pagamento do boleto). Você receberá por e-mail o login e a senha para ter acesso e usufruir dos benefícios exclusivos. No entanto, os vídeos e conteúdos do Congresso serão disponibilizados no portal, a partir do dia estipulado para cada uma das palestras. Lembrando que você tem 01 (um) ano para assistir quando e quantas vezes quiser cada uma das palestras.

O 1º lote estará disponível a partir do dia 01 de julho de 2019 e com vagas limitadas. Enviaremos mais informações por e-mail e através dos outros meios de comunicação do evento se houverem mais detalhes disponíveis ou caso haja alguma mudança.

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